Legislação Cultural DF

Lei n° 49 de 25 de Outubro de 1989 - Lei que Cria o Conselho de Cultura do DF

Lei Complementar N° 933 de 14 de Novembro de 2017 FundArte-DF  e FunPac-DF

Lei Orgânica do Distrito Federal

Lei 4821 de 27 de Abril de 2012 - Manifestações artísticas e culturais nas ruas, avenidas e praças no DF



LEI ORGÂNICA DA CULTURA
Em dezembro de 2017, o Distrito Federal sancionou a Lei Orgânica da Cultura, que dispõe o sobre o Direito da Cultura de forma clara e objetiva e compila o conjunto de leis e normas que se aplicam à Cultura.

Regulamenta a formação da lista tríplice de que trata o art. 9° da Lei
Complementar no 934, de 17 de dezembro de 2017 - Lei Orgânica da Cultura.
 
PARTICIPAÇÃO SOCIAL

A Lei Orgânica da Cultura fortalece as instâncias de participação social e possibilita a desburocratização e diversificação do acesso às fontes de recursos para a cultura no DF.

Conselhos Regionais - atualizando para 2020
 
FOMENTO – POSSIBILIDADES DE FINANCIAMENTO PARA A CULTURA

O Sistema de Financiamento da Cultura no Distrito Federal é composto por um conjunto de mecanismos articulados entre as esferas pública e privada. Ele abrange o orçamento da própria Secretaria, o Fundo de Política Cultural do DF (FPC), o Fundo de Apoio à Cultura (FAC), o Programa de Incentivo Fiscal e Emendas Parlamentares.
 
FUNDO DE POLÍTICA CULTURAL DO DISTRITO FEDERAL
Criado pela Lei Orgânica da Cultura, o FPC-DF é um mecanismo de financiamento voltado prioritariamente aos equipamentos públicos de cultura e ao patrimônio material e imaterial.
 
FUNDO DE APOIO À CULTURA (FAC)
Mecanismo de financiamento para apoio direto a ações culturais futuras de agentes culturais por meio de editais públicos.

PROGRAMA DE INCENTIVO FISCAL (LINK PARA PÁGINA 24 DA LEI) 
Mecanismo de financiamento por meio de patrocínio privado direto mediante a concessão de incentivo fiscal no DF.
PLANO DISTRITAL DE CULTURA
O Distrito Federal possui um Plano de Cultura. Construído com ampla participação da sociedade, esse documento define diretrizes e metas para a Cultura nos próximos 10 anos.
 
PARCERIAS COM A SOCIEDADE CIVIL – MROSC
O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) é o regime geral de parcerias entre o governo e entidades privadas sem fins lucrativos em projetos ou atividades de interesse mútuo.
A Secretaria de Cultura do DF possui uma Portaria que traz as regras específicas para a realização de suas parcerias, simplifica e torna os processos ainda mais transparentes e fortalecem a atuação das OSCs nas políticas públicas culturais.
ACESSE AQUI os modelos de documentos para proposição de parceria MROSC
 
LEI ROUANET
A Lei Rouanet é uma norma federal que traz as regras para o patrocínio privado direto mediante a concessão de incentivo fiscal para realização de projetos culturais pactuados com o Ministério da Cultura.
 
CONFORTO ACÚSTICO
Controle da poluição sonora e conciliação entre o direito ao sossego e à cultura, entretenimento e lazer.
DECRETOS DE Nº 37.988, Nº 37.987 E Nº 37.986
PORTARIA 26/2018
 
PROGRAMAS E POLÍTICAS DA SECRETARIA DE CULTURA

CULTURA VIVA DF
A Lei Orgânica da Cultura institui entre os seus Sistemas Setoriais de Cultura a Rede Cultura Viva do Distrito Federal. Ela tem como objetivo fomentar coletivos, pontos, redes e instituições da cultura voltadas prioritariamente às ações afirmativas para povos, grupos, comunidades e populações em situação de vulnerabilidade social e com reduzido acesso aos meios de produção, registro, fruição e difusão cultural.
 
CONEXÃO CULTURA DF
Programa voltado à promoção, difusão e circulação, em âmbito nacional e internacional, da arte e da cultura do Distrito Federal.
 
LUGAR DE CULTURA
O Programa Lugar de Cultura conceitua os espaços culturais independentes e públicos como uma grande rede e propõe significativos avanços para valorização, recuperação e fortalecimento desses espaços.
 
CULTURA EDUCA
Programa foi criado para realizar, promover e fomentar ações integradas de cultura e educação, e contribuir para a formação, qualificação e profissionalização em arte e cultura no Distrito Federal.
 
POLÍTICA CULTURAL DE AÇÕES AFIRMATIVAS
Política instituída para diagnóstico, defesa e promoção de direitos culturais dos povos, grupos, comunidades e populações em situação de vulnerabilidade social, de discriminação, de ameaça de violência ou de necessidade de reconhecimento de sua identidade.
 
PARQUE AUDIOVISUAL
Política de estímulo à produção audiovisual em Brasília, de democratização do acesso à produção regional e de movimentação da economia do setor.
 
POLÍTICA DE ESTÍMULO E VALORIZAÇÃO DA DANÇA
Política instituída com o objetivo de criar ambiente favorável para o desenvolvimento e sustentabilidade da rede produtiva do setor da dança, considerando-a área de conhecimento de cunho artístico e cultural relativa às dramaturgias do corpo e as diversas estéticas do movimento coreografado ou improvisado, provocadas pela investigação e criação.
 
POLÍTICA DISTRITAL DE EQUIDADE DE GÊNERO
Política instituída para diagnóstico, defesa e promoção de direitos culturais de mulheres. Estimula a ampliação da participação de toda mulher, independentemente de raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, classe social, nível educacional, idade e religião, nas diversas áreas da cadeia produtiva cultural.
 
PROGRAMA TERRITÓRIO CRIATIVO
Programa criado para fortalecer cadeias e arranjos produtivos intensivos em economia criativa, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico sustentável e integrado do Distrito Federal.
 
BRASÍLIA JUNINA
O Distrito Federal possui uma lei que dispõe sobre a realização do Circuito de Quadrilhas Juninas no Distrito Federal. O decreto de regulamentação desta lei instituiu a Política Brasília Junina, que visa fortalecer, valorizar, proteger e fomentar os festejos juninos, suas expressões artísticas e culturais e suas cadeias produtivas nas culturas populares do DF e RIDE.
LEI DISTRITAL Nº 5.633/2016
 
CARNAVAL
Legislação reconhece o Carnaval de Brasília como manifestação cultural popular e democrática, devendo o Distrito Federal prestar o apoio para as manifestações artístico culturais carnavalescas.
 
PRÊMIO JOSÉ APARECIDO
Premiação destinada a trabalhos que contribuam para a preservação de Brasília enquanto Patrimônio Cultural do Distrito Federal

POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DA RÁDIO CULTURA
Tem a finalidade de ampliar a participação social na programação da Rádio Cultura FM, modernizar a gestão e promover a articulação em rede com emissoras públicas e comunitárias de radiodifusão.
 
ESTRUTURA E COMPETÊNCIAS DA SECRETARIA 
 
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Normativa que regulamenta e garante a todo cidadão e cidadã o acesso a informações produzidas e armazenadas pelo Estado.
 
OUVIDORIA
A Ouvidoria é um espaço para a organização da comunicação entre o cidadão e o Governo, que garante a participação popular, a transparência e auxilia na eficiência da prestação dos serviços públicos.
LEI 13.460/2017 – Lei de Usuário de Serviço Público – Federal
LEI 4.990/2012 – Lei de Acesso à Informação – Distrital
LEI COMPLEMENTAR 840/2011 – Regime Jurídico do GDF
LEI 4.896/2012 – Sistema de Gestão de Ouvidoria SIGO-DF
DECRETO N° 36.462/15 – Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal – SIGO/DF
DECRETO N° 36.419/15 – Institui a Carta de Serviços ao Cidadão
DECRETO N° 35.382/2014 – Dispõe sobre os procedimentos para credenciamento de segurança
DECRETO N° 34.276/2013 – Dispõe sobre a classificação de informações
DECRETO N° 24.582/04 – Garantia do sigilo dos dados para o cidadão
 
PORTARIA CULTURAL DE ACESSIBILIDADE
Institui a Política Cultural de Acessibilidade no âmbito da gestão pública cultural do Distrito Federal, promovendo o pleno exercício dos direitos culturais das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
 
PORTARIA POLÍTICA DISTRITAL DE CULTURA VIVA
Promove o acesso aos direitos culturais por organizações culturais de Base Comunitária.
  
PORTARIA NOME SOCIAL
Dispõe sobre o registro do Nome Social de travestis e transexuais no âmbito da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal.
  
DECRETO Nº 39.174, DE 03 DE JULHO DE 2018
Institui a Política de Valorização do Grafite

LEI Nº 2.691 - 21.02.2001 
Altera a Lei n° 2.365, de 4 de maio de 1999, que "dispõe sobre a inclusão de obras de arte nas edificações de uso público ou coletivo".